oHappyHour - Juiz de Fora/Minas Gerais

Notícias

Mineiros disputam vagas para a 46ª WorldSkills Competition

Já está acontecendo a maior competição de educação profissional das Américas: a etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento. E Minas Gerais promete fazer bonito e está disputando vagas para participar da equipe brasileira que será enviada para a 46ª WorldSkills Competition. A competição internacional será realizada na cidade de Shanghai, na China, de 22 a 27 de setembro de 2021. 

A Olimpíada do Conhecimento – seletiva WorldSkills nesta edição apresenta uma novidade. Devido as regras sanitárias relacionadas à prevenção e combate à Covid-19, a competição está sendo realizada de forma descentralizada, de acordo com o status contágio de cada estado. Minas Gerais está participando com 39 alunos em 34 ocupações sendo de seis áreas de conhecimento: Tecnologias de Manufatura e Engenharias, Tecnologia da Informação e Comunicação, Construção Civil e Edificações, Transporte e Logística, Serviços e Artes Criativas e Moda. 

O estudante Thiago Aparecido Oliveira da Silva é um dos participantes da etapa nacional. O jovem de 19 anos faz Jardinagem e Paisagismo no SENAI Barbacena e vê, nesta seletiva, a oportunidade de defender o Brasil na competição internacional. “Estou treinando e me dedicando muito para isso. Defender a nossa bandeira na China será um grande sonho realizado, não apenas pela a competição em si, mas também pela oportunidade de conhecer um outro país, sua cultura e de trocar experiência com pessoas de diversas partes do mundo”, afirma Silva. 

A Olimpíada do Conhecimento tem como objetivo destacar as habilidades técnicas e pessoais dos jovens em avaliações elaboradas com base nas qualificações exigidas pelo mercado de trabalho e nos avanços tecnológicos. Os participantes têm que executar tarefas, do dia a dia, das empresas, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. “A Olimpíada do Conhecimento proporciona aos participantes um desenvolvimento pessoal e técnico, utilizando modelos de educação atuais, baseados em competências técnicas e socioemocionais”, conta Flaudilênio Lima, analista de projetos educacionais do SENAI MG. 

Segundo Lima, os competidores são submetidos a diversas avaliações que estão em consonâncias com as exigências do mercado de trabalho. “As provas estão alinhadas aos padrões internacionais de qualidade do setor industrial”, ressalta o analista. 

Para acompanhar tudo o que está acontecendo na A Olimpíada do Conhecimento – seletiva WorldSkills NESTE LINK ou siga o SENAI MG em suas redes sociais: Instagram e Facebook. Acompanhe e torça pelos nossos jovens competidores!